mobile menu close icon mobile menu icon

A segurança no local de trabalho está em constante evolução, especialmente em ambientes industriais em rápida evolução. Graças aos avanços tecnológicos, o que era considerado seguro há 10 ou 20 anos muitas vezes não se mantém dentro dos padrões de segurança atuais. 

Isso é especialmente verdadeiro para sistemas de detecção de gás. Embora os sistemas de detecção de gás atualizados não possam eliminar todos os desafios de segurança, quando combinados com treinamento adequado, eles poder Torne seu site significativamente mais seguro para os trabalhadores.  

Se você está em dúvida sobre a atualização de seu programa de detecção de gás ou não sabe se seu sistema está atualizado, considere esta comparação de sistemas de monitoramento de gás tradicionais versus de ponta. 

 

Os sistemas tradicionais de detecção de gás não o cortam mais 

Holding hard hat-2

O hardware de detecção de gás é construído para lidar com o desgaste de ambientes industriais, por isso é bastante comum ver pessoal monitores e monitores de gás de área que tenham 10 ou 20 anos e ainda estejam funcionando. Os supervisores de segurança podem ficar entusiasmados ao ver que seu investimento valeu cada centavo e resistiu ao teste do tempo, mas sempre há um ponto em que os centavos param de somar e sua tecnologia desatualizada começa a custar caro à sua empresa. 

Ao revisar seu programa de monitoramento de gás, uma das primeiras coisas a procurar é se seus dispositivos têm firmware atualizado ou se os monitores ainda estão executando o firmware original. Por que você deve se importar? Os fabricantes oferecem atualizações de firmware para corrigir um bug que você pode não ter notado ou para adicionar recursos importantes. Se seus detectores de gás não estão mais recebendo atualizações de firmware, você atingiu o primeiro e mais importante sinal de que é hora de atualizar antes que equipamentos desatualizados coloquem seus trabalhadores em risco. 

Detectores de gás mais antigos também são mais propensos a enfrentar problemas de sensor, levando a calibração imprecisa ou até mesmo testes de colisão. Carregar um monitor com sensores com falhas pode dar aos seus trabalhadores uma falsa sensação de segurança que pode ser ainda mais perigosa do que não carregar um monitor. 

Manter um sistema de detecção de gás desatualizado também limita você de várias outras maneiras: 

1. Processos Manuais

Você nunca negligenciaria a eficiência e a produtividade em seu local, mas você pode estar fazendo exatamente isso mantendo um antigo sistema de monitoramento de gás. Sistemas de detecção de gás desatualizados geralmente dependem de processos manuais demorados que podem ser automatizados com a tecnologia padrão em sistemas de monitoramento de gás mais recentes. A velocidade e a precisão são fundamentais para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI), mas esses dois fatores também desempenham um papel significativo na segurança do trabalhador, pois cada segundo conta quando há riscos presentes. 

Os monitores de gás são fundamentais para a segurança do trabalhador, pois monitoram constantemente a exposição ao gás e alertam os trabalhadores quando os níveis se tornam perigosos – a falha do equipamento no campo pode fazer a diferença entre a vida e a morte. É por isso que é crucial manter seus monitores de gás na melhor forma possível com manutenção e gerenciamento regulares. Com riscos tão altos, a manutenção manual pode ter sérias limitações.  

Marcar manualmente os instrumentos com datas de vencimento e rastrear manualmente os registros de eventos, os registros de dados e o status do gás de calibração é demorado e está sujeito a erros humanos — ou até mesmo a atalhos por parte dos funcionários. Quanto maior for a sua frota de detectores de gás, mais tempo demora este processo e mais valiosas são as horas de trabalho que perde no processo.  

2. Software desajeitado

Os avanços no hardware podem inicialmente parecer mais óbvios, mas o software que os dispositivos mais recentes executam é igualmente importante. Pense nisso: se você já usou um computador ou smartphone antigo com alguns anos, então você entende a diferença que as melhorias de software podem fazer. Quando se trata de software, algo que está apenas alguns anos desatualizado pode de repente parecer uma relíquia da idade da pedra.  

O mesmo acontece quando se trata de sistemas de detecção de gás desatualizados. Projetos mais antigos podem não ser intuitivos ou não responder, para não mencionar muito mais lento na detecção de gases perigosos. Os trabalhadores não podem se dar ao luxo de lidar com software desajeitado e sem resposta quando estão realizando trabalho perigoso em um ambiente perigoso. Você não apostaria sua vida em um telefone que tem 10 a 20 anos, então você não deve fazer o mesmo com seu sistema de detecção de gás.

3. Falta de visibilidade

Você sabe onde todos os seus trabalhadores estão em determinado momento? Você sabe qual trabalhador foi exposto ao sulfeto de hidrogênio e quem teve uma emergência de saúde e acionou o alarme de pânico?  

Monitores de gás desatualizados limitam sua capacidade de compartilhar dados e alarmes valiosos entre os trabalhadores e sua equipe de resposta ou gerentes de segurança. Sem Visibilidade em tempo real no status de seus trabalhadores, você está essencialmente dirigindo cego.  

É útil pensar nos monitores de gás como uma peça de um sistema de segurança maior em seu local de trabalho, em vez de equipamentos usados por trabalhadores individuais que são os únicos responsáveis por seus próximos passos se um perigo for detectado. 

Embora nenhuma visibilidade tenha sido simplesmente o status quo por muitas décadas, Soluções de segurança conectadas Ofereça significativamente mais visibilidade sobre seus locais e trabalhadores, para que você possa ter as costas deles quando eles precisarem – mesmo que estejam a quilômetros de distância.  

O que é um Sistema de Monitoramento de Gás Conectado? 

Um sistema de monitoramento de gás conectado usa opções de conectividade flexíveis como peer-to-peer, Bluetooth, wi-fi, LTE-5G, 4G, satélite e muito mais para unir monitores de gás pessoais e qualquer área ou monitores de gás fixos com ferramentas de software que facilitam seu trabalho. 

Os programas de segurança conectados podem incluir dados de gerenciamento de dispositivos, dados de perigo em tempo real e insights analíticos para fornecer controle sobre a segurança e a produtividade da sua empresa de qualquer lugar. 

Com uma abordagem de plataforma para detecção de gás, você pode aproveitar fácil e rapidamente o poder dos dados que seus monitores de gás coletam para responder mais rapidamente durante emergências, reduzir processos manuais, observar padrões em incidentes de segurança e reduzir proativamente os riscos. 

 

Tech Brief

O que você ganha atualizando 

Novos sistemas de detecção de gás que usam tecnologia de segurança conectada oferecem benefícios significativos em relação aos sistemas tradicionais de detecção de gás: 

1. Processos Automatizados

Os gerentes de segurança conhecem a dor de manusear pilhas de papelada a partir de registros de detecção de gás. Mesmo com um bom sistema manual em vigor, é tedioso rastrear a conformidade regulatória, identificar os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no local e fornecer dados históricos quando os incidentes ocorrem. Adicione a isso o fato de que esses registros não contêm informações importantes, como o nome do trabalhador exposto ou onde a exposição ocorreu, e é como resolver um mistério toda vez que você revisa seus dados.  

Software de gerenciamento de detecção de gás, como Controle iNet®, elimina esses desafios, ajudando-o a identificar perigos e gerenciar a conformidade. Com um painel simples, você pode gerenciar facilmente suas pessoas e equipamentos enquanto coleta dados importantes sobre os perigos de gás em seu site. 

Algumas das principais informações que você pode acessar no iNet Control incluem status do equipamento, testes de colisão e relatórios de calibração para auditoria simplificada e tendências de alarme por tempo, duração e usuário.  

A eficiência que você ganha com a implementação de um moderno software de detecção de gás é ótima para o orçamento da empresa e ainda melhor para a segurança de seus trabalhadores. 

2. Gestão de Instrumentos

Manter monitores de gás regularmente faz a diferença entre a vida e a morte. Testes de colisão E calibrações, reparo de instrumentos e registros de segurança são fundamentais para o gerenciamento adequado de detecção de gás, mas muitas empresas lutam com eles porque as abordagens tradicionais tendem a ser práticas e trabalhosas. 

É por isso que um serviço de assinatura de manutenção abrangente como Câmbio iNet® é tão valioso. Você pode permitir que os especialistas lidem com a manutenção e reparo do detector de gás, envio, calibração de gás, estações de encaixe, treinamento e muito mais, liberando-o para tomar decisões de segurança e se concentrar em outras prioridades. Você pode automatizar manutenções regulares, como testes de colisão e calibrações, com o clique de um botão e gerar registros de segurança e certificados em segundos.  

Para tornar a sua vida ainda mais fácil, o iNet Exchange rastreia automaticamente a função do sensor de desempenho do monitor, enviando-lhe um novo instrumento imediatamente assim que um dos seus começa a declinar, para que você nunca fique com a solução de problemas frustrante ou a tarefa de encontrar monitores sobressalentes em um piscar de olhos. 

3. Melhoria na comunicação do trabalhador

ConnectedSafety_1200x7002-1

Não é mais suficiente que os funcionários levem monitores pessoais de gás o tempo todo. As novas tecnologias conectam equipes inteiras de trabalhadores, compartilhando alarmes entre dispositivos e alertando a todos sobre níveis perigosos de gás. Quando o tempo é crítico e a comunicação é fundamental, o compartilhamento instantâneo de alarmes é literalmente um salva-vidas. 

Uma rede de comunicação simples como a LENS® Wireless pode conectar todos os monitores de gás pessoais e de área em um local para aumentar a segurança baseada na equipe. Todos saberão instantaneamente quem está com problemas e por quê, para que os trabalhadores possam tomar decisões mais inteligentes, rápidas e seguras. 

O LENS Wireless cria uma rede mesh confiável e de auto-recuperação com configuração mínima e sem envolvimento de TI, garantindo que os funcionários estejam conectados mesmo se algumas unidades caírem. 

4. Visibilidade em tempo real

Cada aspecto de um programa de segurança conectado é projetado para fornecer visibilidade em tempo real de seu local e dos trabalhadores, para que você possa tomar a ação certa no momento certo.  

Software como iNet® Agora O monitoramento ao vivo fornece alertas de texto, e-mail ou na tela em tempo real sempre que um trabalhador é exposto a gases perigosos em seu local. Você pode ver essa atividade em um mapa que destaca a localização e a condição de cada trabalhador, para que você tenha sempre total visibilidade sobre a segurança de seus trabalhadores. As atualizações de status do trabalhador em tempo real eliminam os check-ins manuais para que seus funcionários possam se concentrar no trabalho. Com todas essas informações ao seu alcance, você pode economizar tempo em emergências e garantir que seus funcionários recebam a ajuda de que precisam. 

No entanto, nem sempre é possível estar disponível para responder a alertas de trabalhadores. Quando esse é o caso, (especialmente para trabalhadores solitários e trabalhadores em diferentes fusos horários ou locais), também há soluções de monitoramento em tempo real. Com Monitoramento profissional 24 horas por dia, 7 dias por semana, você pode contar com agentes para escalar incidentes de acordo com um plano de resposta personalizado o tempo todo. Quando um alarme é acionado no detector de gás de um trabalhador, um agente irá perseguir o alerta até que ele seja resolvido. Você pode garantir que seus funcionários recebam a ajuda de que precisam, mesmo quando você não pode estar lá. 

No geral, construindo um programa de segurança que atenda às suas necessidades e funciona em conjunto como um sistema completo, você pode proteger melhor seus trabalhadores contra riscos de gás no campo, reduzindo o tempo gasto em tarefas corriqueiras, como manutenção de rotina e documentação de relatórios de conformidade. Você pode escalar um sistema de monitoramento de gás para atender às necessidades de sua equipe e capacitar sua empresa a agilizar as operações e construir uma estratégia sólida para melhorias contínuas de segurança. 

Para saber mais sobre como criar uma plataforma de segurança conectada em seu site, baixe nosso resumo de tecnologia: Melhore a segurança e otimize as operações de detecção de gás.