mobile menu close icon mobile menu icon

Quando se trata de segurança em ambientes industriais, a conectividade em tempo real por meio de soluções de segurança conectadas é fundamental.   

Os gerentes de segurança viram como novas tecnologias, ferramentas e estratégias podem reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência operacional, e isso mostra o crescimento recente do mercado. Em 2021, o mercado global de soluções para trabalhadores conectados valia US$ 1,35 bilhão e, de acordo com Verdantix, deve chegar a US$ 3,0 bilhões até 2026.  

Claro, conectando uma força de trabalho por meio de ferramentas de segurança conectadas, como Monitoramento ao vivo, Compartilhamento ponto a pontoe Monitoramento de Segurança Profissional não eliminará os riscos de gás. Em vez disso, a segurança conectada pode ser usada para monitorar melhor os riscos de gás em toda a instalação, para que tanto os trabalhadores quanto os gerentes de segurança possam tomar decisões informadas.  

Embora o uso de tecnologia de segurança conectada para conectar equipes tenha enormes vantagens, o conceito ainda pode parecer esmagador para alguns. Os detectores de gás sem fio são um ótimo ponto de partida porque incorporam conectividade aos equipamentos de segurança que seus funcionários já usam. 

Se você deseja melhorar a segurança em sua instalação, analise os benefícios do uso de detectores de gás para conectar sua força de trabalho.  

O que é uma força de trabalho conectada? 

Lone worker wearing a personal gas monitor takes a gas reading of a tank using a sampling tube

Uma força de trabalho conectada é aquela em que os trabalhadores usam dispositivos que coletam e compartilham com segurança informações sobre o ambiente do trabalhador. Informações como leituras de gás ou alarmes de pânico podem ser compartilhadas com colegas próximos por meio de uma rede mesh simples e confiável, bem como com contatos de segurança fora do local por meio de programas de monitoramento ao vivo baseados em nuvem. Essa conectividade, em última análise, permite que tanto os trabalhadores quanto os gerentes de segurança tomem decisões que melhorem a segurança no trabalho.  

A conectividade também possibilita que trabalhadores solitários ou no trabalho o tempo todo compartilhem automaticamente seu status e condições do ambiente de trabalho para chamar agentes que podem monitorar sua segurança quando os líderes do local de trabalho não são capazes de responder — por meio da conectividade, os trabalhadores podem ter certeza de que receberão a ajuda de que precisam, rapidamente, se a situação surgir.  

Vantagens de uma força de trabalho conectada 

Vários avanços tecnológicos ajudaram a reduzir os acidentes de trabalho ao longo do tempo, mas conectar os trabalhadores oferece um sistema mais sofisticado para garantir a segurança. Há cinco áreas distintas em que conectar sua força de trabalho pode fazer a diferença para você: 


1. Informe seus trabalhadores

Em ambientes industriais, emergências acontecerão – e quando acontecerem, cada segundo importa. Os dispositivos conectados ponto a ponto garantem que as pessoas em perigo possam contar com a ajuda de outros trabalhadores próximos. Em vez de adivinhar o que fazer quando um monitor de gás entra em alarme, os colegas obtêm as informações de que precisam para agir rapidamente sem se colocar em perigo também. Se um perigo de gás, man-down ou situação de pânico faz com que um instrumento alarme, todos os colegas no grupo conectado saberão instantaneamente quem está em perigo e por quê. Isso leva a melhores resultados de segurança para os trabalhadores individuais, a equipe e a organização. 

2. Obtenha os dados de que precisa

Conectar sua força de trabalho permite que você agregue dados de detecção de gás para identificar manutenção ou reparos de alta prioridade, reconhecer tendências e reduzir o risco geral. Todos esses pontos de dados tornam muito mais fácil tomar decisões informadas que ajudam a aumentar a eficácia do seu programa. 

Por exemplo, repetidas exposições a gás de baixo nível em um determinado local em seu local podem ajudá-lo a descobrir e resolver áreas problemáticas antes que elas afetem a segurança do trabalhador. Por exemplo, resumos visuais de alarmes de gás facilitam a identificação e correção de um vazamento de gás de baixo nível que, de outra forma, você poderia não ter notado até que as concentrações atingissem os níveis de limite de alarme. Com o tempo, o uso contínuo desses pontos de dados para abordar áreas problemáticas melhorará a eficácia do seu programa de segurança. 

3. Receba atualizações instantâneas 

O conhecimento em tempo real da localização e do ambiente de cada trabalhador é essencial em ambientes industriais, especialmente no caso de uma liberação de gás. Dispositivos conectados com Ferramentas de monitoramento ao vivo, como alguns Monitores pessoais multi-gás e monitores de área, pode alertar automaticamente os contatos de segurança por texto ou e-mail quando um trabalhador encontra um risco de gás, cai ou experimenta qualquer outra emergência. Ao mesmo tempo, as redes de malha ponto a ponto podem alertar os trabalhadores próximos para que eles possam tomar as medidas apropriadas. Tanto o monitoramento ao vivo quanto a conectividade ponto a ponto tiram o fardo da comunicação do trabalhador em perigo. Os alertas são compartilhados automaticamente, permitindo que todos ajam rapidamente. 

4. Conte com o monitoramento profissional

Nem sempre é possível estar disponível para responder a alarmes de trabalhadores, como exposição a gás e alertas de pânico ou desligamento quando seus horários são irregulares ou ninguém mais está no local. Um serviço de monitoramento de resposta em tempo real, como o Monitoramento Profissional 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ajudar a cobrir lacunas em sua equipe de segurança sem sacrificar a segurança de seus trabalhadores. Mesmo que os supervisores percam um alerta ou estejam inacessíveis, seus funcionários podem ter tranquilidade sabendo que os agentes buscarão ajuda imediatamente. 

Quando o monitor de gás de um trabalhador detecta condições perigosas, um agente do centro de resposta imediatamente tomará medidas, seguindo seu plano de resposta personalizado até que possa confirmar que o trabalhador está seguro e as partes interessadas sejam notificadas. 

Você pode configurar seu plano de escalonamento com base na política da empresa e no tipo de alarme para garantir que o acompanhamento adequado ocorra. Com uma equipe de call center para apoiá-lo usando o compartilhamento automático de dados, você pode ter certeza de que os incidentes serão perseguidos até que sua equipe esteja segura.

5. Reduza os riscos

Com informações em tempo real sobre os desafios de segurança que seus trabalhadores enfrentam, você pode acompanhar os incidentes em minutos ou contar com um agente para escalar a situação até que a ajuda chegue. Quando uma situação surge, tanto você quanto seus funcionários terão as informações necessárias para reagir de forma rápida e adequada. Após o fato, os dados coletados do evento oferecem informações sobre como você pode melhorar a resposta de segurança de sua instalação no futuro. No geral, conectar sua força de trabalho permite que você use dados e insights para tomar decisões de segurança mais inteligentes e, em última análise, reduzir o risco operacional de sua instalação e, assim, melhorar a lucratividade

Ansioso 

O mundo ainda precisa dar passos significativos quando se trata de segurança no trabalho. A Organização Internacional do Trabalho estima que quase 375 milhões de pessoas se machuquem e 2,78 milhões de pessoas morrem a cada ano de doenças ocupacionais ou acidentes. 

Até que possamos eliminar os riscos que os trabalhadores enfrentam todos os dias, a tecnologia de segurança conectada é uma maneira de melhorar os tempos de resposta a emergências e dar aos trabalhadores o conhecimento em tempo real de que precisam para tomar decisões mais inteligentes, rápidas e seguras. 

CTA da barra lateral: Tenha a tranquilidade de que a segurança do trabalhador é monitorada o tempo todo com monitoramento profissional 24 horas por dia, 7 dias por semana 

SAIBA MAIS