mobile menu close icon mobile menu icon

Sim, você leu isso corretamente – deixe-me explicar como. Quando estou conversando com trabalhadores industriais ou gerentes de segurança no campo, eles às vezes me perguntam por que devem pagar por Software de modelagem dinâmica de pluma quando há aplicativos gratuitos que podem modelar plumas, também. Na maioria das vezes, os usuários do aplicativo devem inserir manualmente informações como condições climáticas e o volume do derramamento de produtos químicos, e o aplicativo faz os cálculos para que eles criem uma pluma. 

Você deve estar pensando: "Por que eu pagaria por um serviço que posso acessar gratuitamente? Já recebo tudo o que preciso, de graça." Provavelmente, você precisa atualizar as mudanças de vento, mudanças de barômetro e outros fatores toda vez que modelar uma pluma. Certamente isso é suficiente, certo?

Não! As plumas que você pode gerar manualmente com suas informações mais recentes não são suficientes, e aqui está o porquê: o clima está mudando constantemente, com ou sem você alterá-lo no aplicativo. 

Condições em constante mudança 

Se você já foi caçar veados mais de uma vez, você sabe que, quando está no chão, observa regularmente pistas sobre para onde seu cheiro está indo. Se um cervo pegar seu cheiro, ele recuará e evitará esse local por pelo menos uma ou duas horas e sua caça provavelmente será arruinada no local. É por isso que é crucial jogar o vento. Uma técnica que uso é espremer um puffer de pó cerca de uma vez por hora para ter certeza de que meu cheiro não está indo na direção errada.   

in black and white, a buck is captured by a motion camera staring directly at it with glowing eyes

Quando você está caçando no chão, você está em um ambiente relativamente controlado por causa da cobertura de árvores e mato. Apesar de toda a cobertura, você pode notar que o vento vai mudar e, literalmente, explodir o seu ponto, mudando a direção do seu cheiro sem muito aviso. À medida que o dia avança e o tempo muda, você também pode perder camadas de roupa, ou colocar mais camadas em alguns casos. Conheço caçadores que até se preparam para isso trazendo uma matilha com todo tipo de roupa para que possam ficar mais tempo na floresta com mais conforto. 

Meu ponto aqui é que o clima no chão é um pouco mais controlado do que em áreas abertas, mas mesmo subindo em um suporte de árvore depois de estar no chão, você provavelmente notará uma mudança na direção do vento e na temperatura percebida. À medida que o tempo muda (entre chuva e neve, sol e cobertura de nuvens, ou velocidade ou direção do vento), e muda muito, seu cheiro irá em direções diferentes em diferentes taxas e dispersões também.  

Modelagem dinâmica de pluma com atualizações automáticas ao vivo 

Agora vamos voltar à modelagem de pluma. Se o tempo está mudando constantemente, mesmo ao longo de um dia, indo do frio da manhã para o quente da tarde, a direção da pluma e como ela está subindo ou viajando também muda, assim como seu cheiro durante uma viagem de caça. No entanto, agora você não está preocupado em ser pego por um cervo e desperdiçar seu dia, você está preocupado em enviar um produto químico tóxico como metil etil sobre um playground ou expor seus trabalhadores a tóxicos gases como dióxido de enxofre ao longo do tempo. Para mim, isso parece valer a atenção de qualquer um. 

O desconhecimento dessas informações pode parecer felicidade, mas seus trabalhadores, o meio ambiente e a comunidade dependem de você para prevenir e resolver rapidamente as liberações de produtos químicos ou queixas de odor. Sem dados meteorológicos ao vivo e modelagem ao vivo, você pode estar se preparando ou respondendo à situação errada devido a dados desatualizados.  Como eu na floresta, se você está sentado ao vento do veado sem saber, você está perdendo tempo e, no seu caso, recursos/dinheiro preciosos. Você não pode começar a abordar o incidente se não tiver uma imagem clara do que está acontecendo no ar. 

É aqui que a modelagem dinâmica da pluma entra em jogo. Com software de modelagem de pluma dinâmica como o SAFER One®, você pode ter certeza de que sempre tem uma janela atual e precisa para os riscos químicos em seu local de trabalho. É como usar seu puffer de pó na floresta para saber que você tem a direção do vento mais atualizada antes de mover pontos. 

Um software como este extrai automaticamente dados em tempo real de monitores de gás no local, sensores meteorológicos e mapas locais, para que quando você iniciar um turno executando modelos para ver quais riscos seus funcionários podem encontrar ao longo do dia ou precisar responder imediatamente a uma emergência, você não precisa se preocupar em inserir manualmente dados meteorológicos. SAFER One também pode identificar a fonte de um vazamento de gás em três cliques com o Source Area Locator, permitindo que as equipes parem emergências rapidamente.  Sem dados reais e em tempo real, como você pode identificar com confiança a fonte? 

Após uma emergência, a modelagem dinâmica da pluma também pode ajudar as equipes de segurança a entender o impacto nas áreas circundantes. Por exemplo, eles podem ajudá-lo a decidir quando é seguro reabrir um site ou dizer às pessoas para voltarem para casa em sua comunidade. Mas o impacto não termina aí: você pode rever leituras históricas e executar modelos baseados em eventos passados para ver o verdadeiro impacto um ano depois. E quando as agências de conformidade batem, o SAFER One simplifica sua capacidade de recuperar dados de eventos passados e realizar relatórios históricos armazenando registros de conformidade em um arquivo digital de fácil acesso. 

Se você quiser saber mais sobre como a modelagem dinâmica de pluma pode ajudá-lo a proteger seu pessoal, planta e comunidade, baixe nosso eBook: Como usar a modelagem dinâmica de pluma para locais de trabalho e comunidades mais seguros ou fale com um de nossos especialistas

Se você quiser aprender mais sobre a caça de veados, vá Leia um livro.  Apesar de todo esse conhecimento aparentemente valioso de caça, eu sou péssimo nisso (por causa do vento).