mobile menu close icon mobile menu icon

O gás de calibração é um componente importante para garantir o desempenho adequado dos seus monitores de gás. Calibrações regulares promovem a medição precisa dos valores de concentração de gás. Durante a calibração, os sensores instalados da unidade devem ser expostos às suas concentrações definidas de gases de calibração. Com base na resposta dos sensores, a unidade se ajustará automaticamente para compensar a diminuição da sensibilidade do sensor, que ocorre naturalmente quando os sensores instalados são usados ou “consumidos”. Usar gás de calibração incorreto ou vencido pode causar uma calibração inadequada, resultando em operação insegura e um diagnóstico inadequado de mau funcionamento do instrumento.

As datas de validade do gás de calibração estão listadas em todas as garrafas de gás de calibração da Industrial Scientific. A data de validade é baseada na vida útil de gás de calibração de cada garrafa. A concentração de gases em um cilindro pode diminuir ou eventualmente desaparecer com o tempo, devido à reação do gás à umidade, ao oxigênio ou a outros produtos químicos. Depois de vencido, o cilindro não deve mais ser usado.

Esta declaração costuma causar várias perguntas, principalmente "Como o gás de calibração expira?" Ou "Por que não posso calibrar com gás vencido?" A resposta é bem simples.

Digamos que você esteja prestes a realizar sua calibração mensal em um dos seus instrumentos. Você junta o instrumento, o regulador, a tubulação, o copo de calibração e a garrafa de gás. Ao conectar o regulador ao gás, você para para ler o rótulo da garrafa de gás e nota que a validade do cilindro venceu no mês passado. Vai calibrar o instrumento com aquela garrafa mesmo assim? Só venceu há um mês, será tão ruim assim?

Agora digamos que você está limpando sua cozinha. Você encontra uma caixa fechada de leite que está no canto de trás da sua geladeira. Confere o rótulo na caixa e vê que a validade venceu no mês passado. Vai beber o leite mesmo assim? Só venceu há um mês, será tão ruim assim?

Embora isso seja provavelmente apenas bom senso, é uma verdade simples que o leite pode diminuir em qualidade ao longo do tempo, mesmo quando armazenado em um recipiente fechado em um ambiente controlado. Um cilindro de gás de calibração não é diferente. Como dissemos antes, os gases reativos podem se degradar com o tempo, e alguns o fazem mais rapidamente do que outros. Com o tempo, reações químicas ocorrem dentro do cilindro (muito parecido com a embalagem de leite) e podem alterar o conteúdo da garrafa. Não há nada que um fabricante ou usuário possa fazer para estender a vida útil do gás de calibração, pois simplesmente não podemos controlar a natureza desses gases reativos.

Por esses motivos, é melhor usar sempre um cilindro de gás que não tenha atingido a data de validade. Por questões de segurança, nunca calibre um detector de gás com um cilindro de gás vencido. Se você não bebe leite vencido, por que calibraria um instrumento salva-vidas com gás vencido?

A tabela a seguir mostra a expectativa de vida útil do gás de calibração da Industrial Scientific Cal Gas:

Grupo Tipo de gás Validade
A validade é baseada na garantia de qualidade da Industrial Scientific.
A validade real pode ser maior com base no tempo de trânsito.
Grupo I LEL (pentano, metano, H2 etc.) 28 meses
  O2 28 meses
  CO 28 meses
  CO2 28 meses
Grupo II H2S 19 meses
  SO2 19 meses
  NH3 14 meses
  NO 14 meses
  HCN 14 meses
Grupo III Cl2 7 meses
  HCl 9 meses
  NO2 4 meses
  PH3 14 meses
Grupo IV Cilindro de resposta de 4 gases 9 meses
  Cilindro de resposta de CO 9 meses

Nota: grupo I e H2S, NO2 e SO2 do grupo II podem ser usados em um cilindro combinado.
Se estiver usando um cilindro combinado, a data de vencimento será padronizada para o gás que expirar primeiro.

Para obter mais informações sobre aa importância de calibrar os seus instrumentos, clique aqui.